domingo, 27 de março de 2011

A TRANSPARÊNCIA OBSCURA




Principal grupo político do Fluminense no momento e grande responsável pela eleição do atual presidente Peter Siemsen, a Flusócio sempre exigiu transparência no Fluminense de Roberto Horcades.  Aliás, a busca pela transparência  foi um dos pilares da formação do programa da chapa Novo Fluminense que conduziu o atual presidente a vitória.  Inclusive, vários posts foram escritos no blog daquele grupo cobrando a tão sonhada transparência e profissionalismo na gestão tricolor.

Por exemplo, em junho de 2009 foi inscrito um texto cobrando transparência na questão da WebTV do Flu. Na época alguns questionamentos foram feitos, tais como: Como está sendo o processo de licitação? Quantas empresas estão interessadas? Todas têm capacidade para prestar um serviço realmente profissional? Quais serão os critérios para definir o fornecedor? Por quanto tempo será celebrado o contrato?
Ainda finalizava dizendo que eram perguntas que todo torcedor e sócio gostariam de saber.
Entretanto, o Clube fechou um contrato com uma empresa de comunicação, a FSB, e nenhum dos questionamentos que o torcedor e sócio gostam de saber, como os acima,  foram esclarecidos pela atual gestão. Muito menos houve a mesma cobrança por parte daquele grupo, somente elogios naquele blog que muitas vezes faz o papel do site oficial do Fluminense.  Porque a diferença de postura?

A  forma que as diversas crises foram conduzidas resultou em chacotas na imprensa e nas torcidas adversárias. Tenho especialização em Gestão de Crises Corporativas e trabalho numa área de constantes crises, portanto, reúno alguma experiência no assunto.  E uma premissa básica em conduções de crises é o maior mandatário ou primeiro gestor, se posicionar imediatamente, de forma clara, firme e convincente. Esta postura evita "disse-me-disse" ou informações desencontradas, evitando que uma simples ventania vire um tornado.

Ultimamente o que mais ocorre nas Laranjeiras são informações equivocadas. Isto deve-se ao silêncio da presidência e/ou diretoria  nas crises que o Flu tem passado.  Depois, não adianta invocar teorias conspiratórias, botar culpa no Velho Fluminense, falar em torcida contra, dizer que funcionários vazam informações etc. Bastaria um posicionamente firme e RÁPIDO por parte da diretoria. Se estudarmos o Caso Muricy, vemos um posicionamento patético. Primeiro o silêncio, depois de alguns dias uma entrevista de envergonhar qualquer tricolor, alçando o ex-técnico a uma figura superior ao FFC, e por fim, uma aparição com discurso contraditório demonizando a figura do Muricy. Mas até agora ninguém explicou exatamente porque da saída de Muricy e, principalmente, o motivo que levou o Clube a abrir mão da multa rescisória. Aliás, demonizar quem não comunga mais com a mesma opinião é uma forte característica daquele grupo. Vide Ricardo Tenório que começou como o Salvador, passou a ser o "O Cara", mas depois foi demonizado. Leiam abaixo este post:

Após cinco meses de um ótimo trabalho à frente da Vice-Presidência de Futebol do Fluminense Football Club, Ricardo Tenório é exonerado, sem motivos aparentes, pelo Presidente Roberto Horcades. A Flusócio lamenta a decisão.

Depois que Ricardo Tenório passou a ser o VP Geral de Júlio Bueno, os comentários sobre ele passaram a ser negativos. Uma mudança radical de pensamente em pouco tempo.

Mantendo a mesma direção, perguntamos: O que é o marketing atual do Fluminense? Existe um VP de Marketing, contrataram 4 novos assessores de imprensa na nova gestão e, recentemente, a FSB começou a prestar serviço ao FFC por R$ 120 mil mensais (Esta informação foi fornecida pela CEBOAFLU - Central de Boatos do Fluminense). Sobre as novas contratações tem algo também muito esquesito. Trouxeram o Erich Onida do jornal O Lance!, em menos de dois meses demitiram o profissional.  Segundo o FLU_VERDADE diziam no Clube que Onida "vazava informações". Resultado: demitiram o rapaz por e-mail com dois meses de contratação e sem maiores detalhes. Há poucos dias recontrataram Onida. Segundo ainda o FLU_VERDADE a justificativa é que estavam de "cabeça quente" no momento da demissão. Isto é profissionalismo e transparência?  Olha que o grupo de sustentação do presidente disse há pouco tempo na reunião do Conselho Deliberativo e postado no blog:

26 de January de 2011

Íntegra do pronunciamento da Flusócio feito ontem na tribuna durante a reunião do Conselho Deliberativo:
O grupo político Flusócio desde sua criação defende a transparência e a profissionalização do departamento de futebol, premissas que foram um dos pilares da formação do programa da chapa Novo Fluminense. Com isso, entendemos que é o momento deste processo de profissionalização e reestruturação do departamento de futebol do Fluminense ser colocado em prática pelo presidente Peter Siemsen.

Seguindo a linha do profissionalismo, comunicação e marketing vamos analisar outra questão.  O maior grupo de oposição e agora da situação criticava muito o fato do Clube - com toda razão por sinal - não explorar a positiva imagem do craque argentino Conca. Mas acontece que a atual gestão também não explora nada do nosso grande Dario Conca. Em outubro de 2010 muito se escreveu do banho de marketing que o botafogo estava dando no Flu. Entretanto, estamos no final de março de 2011 e o botafogo continua dando uma enxurrada de marketing no Flu, isto com FSB e os novos assessores de imprensa do FFC. Vejam - com toda razão eu repito - a indignação da base política do atual presidente com nosso marketing à época:

Um banho de marketing

Quem olha desatento para uma matéria do Globoesporte.com (clique aqui para ler) até desconfia que se trata de um membro da Flusócio infiltrado na boa equipe de jornalismo do site, afinal, ninguém fora do jogo político do Fluminense criticaria o departamento de marketing do clube, não é? A questão foi colocada simplesmente porque muitas pessoas que ocupam cargos ou exercem funções remuneradas dentro do clube costumam dizer que as críticas técnicas colocadas aqui são só políticas.

Conca e Loco: sucesso com as torcidas e desigualdade no marketing

Gringos são efetivos em campo, ídolos da torcida, mas Flu não aproveita sucesso do argentino, ao contrário do que o Bota faz com o uruguaio


Não vejo a mesma cobrança atualmente. Na verdade cobrava-se muito mais da antiga gestão e da atual é somente elogios e silêncio. Vejamos mais um exemplo:

Marketing? O que é isso?

O Fluminense ignora, e isso não é nenhuma novidade, qualquer ação de marketing. Aliás, às vezes é de se perguntar se o Fluminense possui algum departamento especializado em marketing, tamanho o vazio que a torcida e a imprensa sentem nessa área.
O objetivo deste post é mostrar, mais uma vez, uma ação de marketing que nossos rivais estão prestes a realizar e que parece estar anos-luz do Fluminense Football Club. Embora a reportagem esteja estampada em uma revista de circulação nacional, a Flusócio traz a informação para, quem sabe, despertar algum interesse na diretoria de marketing do FFC.

Outro exemplo:

Marketing do SPFC: Quanta diferença…

À exceção do patrocínio da Unimed, que já vem de longa data, vemos o Fluminense cada vez mais longe de um conceito de profissionalização do marketing. Comparar as lojas da Reebok e o bar temático da Coca-Cola com a estrutura oferecida atualmente pela diretoria à Fluboutique e ao Bar do Fidélis causa uma profunda dor naqueles que realmente amam o Fluminense. Tivemos, no ano que passou, a grande chance de marcar posição e internacionalizar nossa marca, mas a cada dia que passa isso parece um sonho cada vez mais distante.

Ora, alguma coisa mudou?


BEM, EM NOME DA TAL TRANSPARÊNCIA, TENHO UM PEDIDO AOS COMPANHEIROS TRICOLORES DA ATUAL GESTÃO. PRATIQUEM! COBRAR E DISCURSAR É FÁCIL, VAMOS EXERCITAR. PODEM COMEÇAR COM UMA LISTINHA QUE FIZ? RELACIONEI ABAIXO UNS ESCLARECIMENTOS QUE OS SÓCIOS E TORCEDORES EM GERAL GOSTARIAM DE SABER:


- ESCLARECIMENTOS SOBRE A COTA DE TV. ASSINOU? POR QUANTO?;
- VALOR DO CONTRATO DA ADIDAS. QUANTO O CLUBE RECEBE, QUANTO É DE MATERIAL ETC;
- CONTRATO COM A FSB. PODEM USAR AS PERGUNTAS FEITAS NA ÉPOCA DA WEBFLU.
- MOTIVO DA LIBERAÇÃO DA MULTA RESCISÓRIA NA DEMISSAO DE MURICY;
- REAL MOTIVO DA DEMISSAO DOS ASSESSORES DE IMPRENSA CONTRATADOS HÁ 2 MESES ATRÁS, DEMITIDOS HÁ DIAS E RECONTRATADOS NOVAMENTE.
- CADÊ A AUDITORIA DITA NO PERÍODO DE CAMPANHA?
- CADÊ OS CURRICULUNS DOS FUNCIONARIOS DA ATUAL GESTÃO?
- É PROFISSIONAL E ÉTICO UM ASSESSOR REMUNERADO DA PRESIDÊNCIA ESCREVER - MAL - SOBRE O PATROCINADOR? SEGUNDO O FLU_VERDADE UM ASSESSOR TERIA ESCRITO ALGO QUE CAUSARIA CONSTRANGIMENTO AO RELACIONAMENTO COM A UNIMED.  TEM QUE AVISAR AOS ATUAIS FUNCIONÁRIOS QUE QUANDO ESCREVEM OU FALAM NÃO SÃO SIMPLES TORCEDORES, ELES REPRESENTAM A INSTITUIÇÃO FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE. ALÉM DISTO, QUEM DISCORDAVA DO MODELO DE PATROCÍNIO ERA O GRUPO QUE PERDEU AS ELEIÇÕES, NÃO ERA?
- SEGUNDO A CEBOAFLU ALGUNS PROFISSIONAIS FORAM DEMITIDOS E AINDA NÃO RECEBERAM O QUE O FLU DEVE A ELES. ISTO É VERDADE? NÃO IRÁ GERAR MAIS AÇÕES JUDICIAIS, SE FOR REALMENTE O CASO?


Fontes:  Blog da Flusócio
             Globoesporte.com
             Ceboaflu
             Meus miolos
             Flu_Verdade

17 comentários:

  1. Excelente matéria. Demonstra bem aquele ditado "aos amigos tudo aos inimigos a força da lei". Estão enrolados, fazendo um monte de bobagens mas não dão o braço a torcer. Nunca vi um presidente assumir e ser tão criticado como o da atual administração.

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores textos que já li a respeito da nova diretoria. Torcemos para que eles acertem, mas não podemos ser cegos para o que ocorre no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. EXCELENTE POST.

    Lúcido e mostra a total incoerência deste grupo que tomou o poder no Flu, sem projeto nenhum para implementar. Vc mostra por A + B, de forma clara, o estelionato eleitoral que foi praticado. Com eles, sempre 2 pesos e 2 medidas.

    Falaram que o Peter seria o super-homem e botaram as expectativas nas alturas. Não cumprem o que prometeram e depois não querem ser criticados, ora essa. Todos os flusócios deveriam dar uma passadinha aqui para ler o que eles mesmo escreveram, caso não lembrem.

    João, parabéns pela crítica construtiva.

    Abs e STs
    Clark

    ResponderExcluir
  4. Parabens Joao!!!

    Excelente texto!!! Tenho conversado com outros socios e torcedores e o que falta é isto: saber o que esta acontecendo por tras dos bastidores. Muitos (quase todos) só sabem o que esta acontecendo atraves da Midia, mas é este tipo de informação que precisa vir a tona.

    Nós, leitores/seguidores que (INFELIZMENTE) somos APENAS 11, temos que trazer mais leitores/torcedores a este blog. Temos que fazer nossa parte levando a um numero cada vez maior a VERDADE.

    Ratificando o comentario de Johnny Bravo, o que me entristece é saber que só se passaram 03 meses da nova gestao e nao 03 anos...

    Abs a Todos,

    ResponderExcluir
  5. Jander,

    Fique tranquilo com o número de 11 seguidores - rsrsrs.
    Na verdade, independente da quantidade de seguidores, os acessos diário ao blog são muito maior do que isto. Mas, mesmo que fossem apenas os 11 fiés seguidores já teria valido a pena.
    Não faço oposição ao Peter - que gosto como pessoa - e nem a Flusócio que tem ótimas pessoas lá tb, como o Casoba, por exemplo. Somente temos que ser justos e frios na avaliação da atual diretoria que administra nada mais nada menos do que a maior paixão da minha vida, depois da minha família.
    E as coisas não estão boas e muito menos estão claras para nós sócios e torcedores. Pedimos bom senso e clareza nas ações.

    ResponderExcluir
  6. A coluna do Ancelmo Gois divulgou que haverá manifestação de mais de 40 ex-funcionários que foram mandados embora pelo "Novo e Transparente" Fluminense e NADA receberam. Querem evitar mais ações judicias.

    ResponderExcluir
  7. No Fluminense de hoje, nem o Hugo Chaves conseguiria se fazer aparecer tamanha é a censura e falta de transparência nos atos tomados pela atual diretoria despreparada e sem noção.
    Ótimo post mostrando o que realmente acontece naquele antro de encostados que hoje se transformou o Fluminense.

    ResponderExcluir
  8. ANDRÉ LUIS? TÃO DE BRINCADEIRA...

    ResponderExcluir
  9. O Fluminense não tem site oficial? Temos que saber as novidades pelo blog do grupo do Peter?
    Vejam a notícia que foi divulgada no blog deles e não existe nada no site oficial do clube.

    "Aproveitamos a oportunidade para informar que desde o dia 23/03/2011 o Fluminense tem novo Gerente de Informática, Sr. André Fampa, empregado da empresa Probid, nova colaboradora da gestão Peter Siemsen."

    Será que dá para a diretoria atual ao menos apresentar seus funcionários?

    Triste administração, muito triste.

    ResponderExcluir
  10. PARA CONHECIMENTO:

    31/03/2011 07h30 - Atualizado em 31/03/2011 09h43

    Demitidos aguardam contato de diretoria tricolor para quitar dívida
    Ao todo, 46 funcionários deixaram o clube na gestão atual. Peter Siemsen promete solução e espera pagar quase metade do grupo até segunda
    Por Cahê Mota

    Enquanto no departamento de futebol tricolor a única preocupação é em arrumar a casa para vencer os próximos compromissos e seguir vivo na Libertadores e no Carioca, ex-funcionários do clube vivem dias de indefinição. Ao todo, 46 pessoas, entre funcionários e membros do departamento de futebol, foram demitidas ou tiveram seus contratos rescindidos desde o início da administração atual, no dia 21 de dezembro, e ainda aguardam contato da diretoria para receberem o que têm direito.

    Entre estes funcionários estão faxineiros, secretárias e responsáveis por serviços gerais. Alguns deles, inclusive, já se organizam para realizar protestos. A administração atual, porém, promete solucionar o problema o mais rápido possível. Dirigentes dizem que se reuniram na última terça-feira para tratar o caso.

    No encontro, segundo a assessoria de imprensa, foi determinado pelo presidente Peter Siemsen que todos os profissionais que deixaram o clube receberão integralmente seus direitos e um fundo centralizará recursos para quitar as dividas, com prioridade para os ex-funcionários que recebiam menos. A previsão é de que 21 dos demitidos recebam tudo que têm direito a partir da próxima segunda.

    Além da dívida gerada pelos demitidos na gestão atual, o Fluminense tem um passivo de cerca de R$ 6 milhões acumulados por rescisões na administração anterior.

    fonte:
    globoesporte.com

    ResponderExcluir
  11. USAR A UNIMED PARA SE ELEGER E DEPOIS ACABAR COM A PARCERIA SEM UM PLANO B - COMO TINHA O JULIO BUENO - É NO MÍNIMO LOUCURA. A CADA DIA SURGE MAIS BOATOS DO FIM DA PARCERIA:

    Insatisfação com gestão atual balança a relação do patrocinador com o Flu
    Empresa de plano de saúde já estuda até consequências de fim de parceria ao término de 2011. Celso Barros tem relação fria com o presidente Siemsen

    ResponderExcluir
  12. João,
    A questao não é ser situação ou oposição... É vermos noticias como estas relacionadas ao nosso clube... Acredito que até para aqueles que elegeram e apoiam o atual presidente, deve ser no minimo incomodo estas noticias.. Lembro-me que durante a campanha de 2010, estava eu no Parquinho quando perguntei a um dos colaboradores do Sr Peter se eles possuiam algum folder com as propostas do Candidato. Recebi como resposta que não precisava do folder pois poderia tirar as duvidas diretamente com ele (?!?!?). E mais: "caso o Julio vença, a Unimed cai sair.." Respondeu o sujeito num puro ato de Desespero e "terrorismo" Eleitoral...

    Agora olha a situação: Unimed pode romper com o clube...

    Joao, ajude-nos: Ofereça seus serviços profissionais como especialista em Gestão de Crises Corporativas e tente dar uma "LUZ" ao dignissimo Presidente Peter.

    Abs

    Jander

    ResponderExcluir
  13. Jander,

    Não tenho dúvidas que existem pessoas competentes na atual gestão. Entretanto, a sensação que passa é que realmente não existiam folder´s, muito menos projetos prontos. Algo tipo Tiririca, pior do que está não fica. E realmente seria muito difícil ficar pior, mas está dando a imprenssão que está pior sim.

    Vejo o amado Clube dividido entre grupos e vaidades, talvez a melhor saída seria a centralização do poder como disse o Peter naquela época da saída do Muricy. Mas isto não quer dizer em chutar de qualquer maneira a Unimed. O terrorismo eleitoral a que vc se referiu eu pessoalmente presenciei várias vezes dentro do Clube no período de campanha e no blog do grupo de apoio ao atual presidente.
    Quanto a ajudar, claro que ajudo. Não tenho nada pessoal contra ninguém. Mas não acredito em qualquer convite. Muitos que lá estão e criticavam duramente outras gestões viram a cara para mim dentro do Clube atualmente, somente porque não se conformam do ônus de ser situação. Ser vidraça dói, tem que ter Inteligência Emocional e resiliência para aguentar. Tem que estar preparado não somente para o bônus, mas também para o ônus. Na verdade, todos nós tricolores somos "donos" de um pouquinho do FFC, que é nossa eterna paixão.

    ResponderExcluir
  14. RESPOSTA DO CLUBE AOS BOATOS COM A UNIMED:

    "Desde que assumiu a administração do clube, em 21 de dezembro de 2010, o presidente Peter Siemsen vem agindo para tirar o Fluminense de seu impasse financeiro - a dívida antiga, crescente e milionária - além de dar ao clube e ao departamento de futebol as condições necessárias para honrar as tradições Tricolores.



    Neste cenário, um parceiro histórico e estratégico como a Unimed é peça-chave do projeto. São 13 anos de patrocínio, de investimentos privilegiados no elenco profissional, uma relação que só veio beneficiar as duas partes.



    Exatamente por isso, o presidente Peter Siemsen nega ter autorizado executivos da Traffic ou que tenha feito qualquer movimento no sentido de prospectar novos patrocinadores de camisa para o clube.



    A presidência ressalta ainda que Adidas, Ambev, Traffic, TV Globo e Unimed - todos parceiros de longa data - são ingredientes de uma mesma receita que vai colocar o Fluminense num outro patamar competitivo e financeiro dentro do futebol brasileiro."

    ResponderExcluir
  15. Matérias do twitter flu_verdade:

    Descobrimos que quem indicou a FSB ao Flu foram os advogados Roberta Fernandes e Mário Bittencourt. Devem ter expertise no assunto, náo é?

    Um ex-funcionário do Marketing foi demitido no dia 29/03, recebeu uma ligação do RH avisando que não receberia sequer o mês de Março

    ResponderExcluir
  16. Será que é verdade? Se for, no lugar do Novo Flu seria o Vovô Flu, pior do que o Velho.

    ResponderExcluir
  17. Os ratos continuam nas laranjeiras:

    RIO - O Fluminense fez uma maquiagem no gramado das Laranjeiras para tapar os buracos. Mas os ratos, o clube não pôde esconder. Um animal caiu do teto da arquibancada na manhã de sexta-feira, começou a correr, com um funcionário em sua cola, até que fosse apanhado e jogado no lixo. A cena aconteceu no momento que os jogadores treinavam para o jogo de sábado, contra o Volta Redonda.


    LEIA MAIS: Ricardo Berna pede força máxima no Fluminense no domingo

    Ao sair do Fluminense, o técnico Muricy Ramalho criticou a estrutura das Laranjeiras e disse que havia ratos no vestiário. O animal que, enfim, apareceu nas Laranjeiras, caiu do teto e correu pelo chão que fica localizado exatamente em cima do vestiário dos jogadores.


    Quando Deco se apresentou ao clube, em 2010, um rato correu em sua direção e só parou quando deu de cara com a mala do jogador. A arquibancada das Laranjeiras é o local onde os sócios do clube podem assistir aos treinos do time.

    ResponderExcluir