terça-feira, 1 de março de 2011

CAMPEONATO CARIOCA

Infelizmente deu o time do Adriano, Bruno, Lacraia, David Brazil e Clóvis Bornay na Taça Guanabara. Pela festa dos jogadores que vemos nas fotos dos jornais no dia seguinte a partida,  parecem que estão muito empolgados e comemorando não um turno do campeonato estadual, mas sim um campeonato brasileiro. O Ronaldinho Gaucho então, tão acostumado em grandes decisões mundo afora, parecia uma criança de tanta felicidade.

E o que temos com isto? 

Bem, desde 2004 não vencemos uma Taça Guanabara. Aliás, mesmo com times de caros medalhões, não estamos conseguindo chegar nas finais dos turnos do estadual nos últimos ano.

Resultado: perdemos para a mulambada a hegemonia do campeonato estadual. Deixamos de ter o simbólico título de Reis do Rio quando fomos ultrapassados pelos fra´s. Até camisas eles fizeram e venderam muito.

Sei que muitos pensam: que se dane o campeonato estadual. O próprio VP de futebol "ameaçou" de colocar o time de garotos no restante da competição. E sei que alguns torcedores gostam de repetir esta bobagem de que nem assiste ou quer saber dos resultados dos jogos do Cariocão. Eu quero. Não é porque estamos na Libertadores que os outros campeonatos não valem nada.  Aliás, em tudo que leva o escudo do Fluminense, eu quero vencer, imaginem uma competição oficial de futebol profissional.

É até coerente, pois se saio de casa para assistir partidas de basquete, futsal, natação, pólo-aquatico e até futebol americano para apoiar o FFC, não consigo entender quem diz que não liga se perdemos para os outros grandes do Rio, ver bandeiras daquelas cores horrorosas nas janelas, camisas deles para onde qualquer puder olhar.

Na última década (2000-09) levamos apenas dois títulos estaduais e vimos o botafogo ser o grande rival dos mulambos na esfera estadual. A galegada não conta, tiraram umas férias de aproximadamente 20 anos sem ganhar nada. Falta pouco, já estão quase com 10 anos.


E a rivalidade regional tem um poder imenso sobre a torcida mirim(aquela faixa de torcedores que somos o último dos grandes). A garotada na escola fica muito mais feliz se o Flu vencer qualquer outro rival daqui do estado do que ganhar do São Paulo ou Grêmio. É óbvio, eles não conhecem nenhum gremista ou saopaulino para zoar. Para um moleque de 5 ou 6 anos, não faz nenhum diferença se o clube dele for campeão carioca ou brasileiro. Na verdade faz sim. Se for campeão carioca, teoricamente será sobre um rival que a criança poderá sacanear na escola.

Então, vamos parar com isto e retornar o que foi nosso de direito por quase um século. Uma coisa não é excludente da outra.

2 comentários:

  1. Menos um título para os Orc´s. Vejam:

    Justiça Federal manda CBF revogar portaria que divide título de 1987
    Decisão do juiz da 2ª Vara da Justiça Federal deverá ser publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial. Flamengo se mostra surpreso com notícia


    E hj vi um cara com uma camisa: agora é hexa mesmo. Com o ano de 1987 grande nas costas.

    ResponderExcluir
  2. Esses caras fazem músicas, dançam funk, fazem o diabo quando ganham qq coisa. Temos que retomar a dianteira.

    ResponderExcluir