domingo, 20 de fevereiro de 2011

CAMPO MINADO II

A matéria abaixo fez parte do "Maior Grupo de Oposição" em abril de 2010, ainda na gestão Roberto Horcades. Neste post algumas fotos demonstraram o péssimo estado do campo das Laranjeiras onde nossos atletas deveria treinar. 

Na época estavamos treinando no campo da Portuguesa e cobrava-se do Alcides Antunes a recuperação do gramado. Muitas perguntas foram feitas à época, muitas atuais:

Qual é a empresa responsável pela reforma do gramado?
Ela está realmente qualificada para este trabalho?
Quem a escolheu?
Porque o gramado está em condições pior do que na época da gestão Horcades?
Muricy já disse que é impossível treinar naquele campo com uma equipe Campeã Brasileira, e aí?


EIS O POST NA ÍNTEGRA :
==========================================================
A reforma do gramado das Laranjeiras parece algo simplesmente interminável. Lá se vão quase quatro meses de temporada e o time continua treinando nas modestas instalações da Portuguesa, na Ilha do Governador. Em matéria publicada pelo site Globoesporte.com, no dia 8 de março, o vice de futebol Alcides Antunes previa o retorno da equipe profissional às Laranjeiras no dia 25 de março. Confira aqui. Este retorno estava inicialmente previsto para fevereiro, já foi adiado para março, para abril, e agora, é esperado para maio.
Afinal, o que está acontecendo? Uma das causas alegadas foi as chuvas que castigaram o Rio de Janeiro no início de abril. Ora, em abril, o gramado já deveria estar pronto há muito tempo, de acordo com o cronograma original. As chuvas poderiam justificar um pequeno atraso adicional, mas estas também já estão perto de completar um mês.
Outra causa que apuramos seria os constantes atrasos no pagamento da empresa que está executando os serviços. O clube não deveria rever, com urgência, suas prioridades, uma vez que isso está afetando a atividade fim mais lucrativa do clube: o futebol profissional?
De qualquer forma, as justificativas acima nos parecem insuficientes. Algo muito estranho vem acontecendo na condução desta reforma. O campo, em momento algum ao longo destes meses, teve uma aparência que indicasse que a reforma estivesse, sequer, próxima do fim. Nem mesmo hoje.
Se já não bastasse os inúmeros questionamentos que a condução e execução desta reforma sucitam, apuramos ainda que a Portuguesa não possui aparelhos de musculação, e, por esta razão, os atletas do Fluminense não estão fazendo o trabalho de reforço muscular, atividade absolutamente fundamental para aprimorar e manter a condição física.
Este nos parece mais um caso de incompetência explícita do Fluminense. Algo que pode, inclusive, ter comprometido decisivamente nossa busca pelo título estadual.
Algumas perguntas ficam no ar:
Qual é a empresa responsável pela reforma do gramado?
Ela está realmente qualificada para este trabalho?
Quem a escolheu?
Quem escolheu ou aceitou as instalações da Portuguesa para receber o nosso time profissional?
Se os atrasos no pagamento à empresa responsável estão mesmo ocorrendo, quem define as prioridades na aplicação dos recursos do clube?
Que fique bem claro que não se trata de nenhuma apologia à ultrapassada estrutura das Laranjeiras. Todos que leem este blog estão cansados de saber que a Flusócio, em linha com o futebol do século XXI, entende que é fundamental para o clube dispor de um CT de primeira linha. Porém, é inegável que hoje estamos trabalhando em condições ainda piores das que temos em casa, onde ao menos temos aparelhos de musculação para os atletas.
A propósito, as fotos que ilustram este post são deste domingo, 25/4/2010.

4 comentários:

  1. Meu caro João Britto,

    Seu raciocínio é muito elucidativo...

    Porém, mais elucidativo é aquela velha e conhecida frase...

    PIMENTA NO "OLHO" DOS OUTROS É REFRESCO!!!

    ResponderExcluir
  2. Com a palavra os administradores do Clube.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo,

    Esta é declaração do presidente peter hoje na imprensa:

    Devemos arrumar um campo alternativo para treinar, como pediu o Muricy - informou o mandatário, em entrevista à Rádio Globo.
    TOMARA QUE O ALCIDES NAO ESCOLHA NOVAMENTE O CAMPO DA PORTUGUESA. TÁ CADA VEZ MAIS IGUAL A GESTAO HORCADES.

    Inclusive os terrenos visitados na região de Vargem Grande e Guaratiba começou naquela gestão. Não sei se são os mesmos terrenos, mas que eles a época começaram a visitar alguns por lá isso eu sei.

    Joao Alberto

    ResponderExcluir
  4. Declarações do Muricy:

    "Fico doente quando o time erra. E meu time passa a bola muito mal. O nosso cruzamento é horroroso. Mas isso acontece porque treinamos em um campo irregular. Uma coisa está ligada a outra. Além disso, os jogadores fazem movimentos bruscos, que prejudicam as articulações e afeta também a parte muscular. Nosso time tem muito problema desse tipo. Eu não reclamo de graça."

    "Numa das reuniões que tivemos me perguntaram o que eu quero com urgência. Respondi que para mim bastam dois campo bons e um vestiário. o resto pode ser feito depois, com calma. O campo é o que me interessa. O problema é que o tempo está passando. Daqui a pouco acaba meu contrato e nada foi feito."

    ResponderExcluir