quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A VERDADE SOBRE OS BASTIDORES DO DEBATE



A PEDIDO DO GRUPO TRANSFORMAFLU, TRANSCREVEMOS ABAIXO A NOTA SOBRE OS BASTIDORES DO DEBATE NO JORNAL O LANCE



Em sua edição de hoje, o diário esportivo Lance! publicou, na página 20, sob o título “Debate esquenta eleição”, a repercussão do debate entre os candidatos à Presidência do Fluminense promovido pelo jornal, na última terça-feira. O texto apresenta o que os sites oficiais das duas candidaturas publicaram sobre o encontro.

Nós, do Transforma Flu, escrevemos pontos de destaque ocorridos no debate – e que podem ser vistos e comprovados na TV Lance - vencido pelo nosso candidato, Julio Bueno, com larga diferença. Já o site do grupo Novo Fluminense faz uma defesa mentirosa do seu candidato, tentando enganar os eleitores e atrair atenção para os bastidores do encontro, já que Peter Siemsen saiu derrotado do encontro, o que alguns de seus assessores chegaram a admitir.

O que é mentira na defesa usada pelo grupo de Peter? Eles alegam que Julio Bueno e Ricardo Tenório, vice-presidente geral na chapa Transforma Flu, quiseram tumultuar o encontro. E que Tenório quis tomar a posição de mediador do debate. Isso não ocorreu. Tenório comportou-se adequadamente. Porém, defendeu intensamente as regras que foram acordadas, previamente, entre o jornal e as duas candidaturas. Toda a equipe do Lance! que participou da organização do evento sabe disso e, para esclarecimento de seus leitores, pode se posicionar, relatando o comportamento dos dois grupos.

Vamos aos fatos: primeiro, fomos ao debate num grupo de 5 pessoas (incluindo o candidato Julio Bueno) enquanto eles foram em, pelo menos, 15 assessores. Se a equipe do Lance e mesmo o próprio Peter – mas ele se diz sempre incapaz de segurar sua turma, como é o caso da Flusócio - tivessem mantido todos esses senhores do lado de fora da redação, nada disso teria acontecido. Por que não deixaram só cinco de cada lado? Com quinze x cinco, quem parece estar querendo confusão? Mas defendemos aqui o Lance!, que acreditou no bom senso comum. O jornal não pode ser responsabilizado por nada nesse sentido.



Acontece que, por duas vezes, Peter ficou sem respostas e quis mudar as regras estabelecidas previamente para se beneficiar. Na segunda vez, em grande número, seus assessores invadiram o estúdio e cercaram o mediador Eduardo Tironi, exigindo a mudança do combinado. Nesse momento, os ânimos ficaram exaltados e Tenório exigiu, mais uma vez, o cumprimento das regras. E pediu também que o grupo de Peter saísse para dar seguimento ao debate. Inclusive, se dirigiu de forma particular ao senhor Mário Bittencourt - com quem já trabalhou e tem intimidade – e fez uma brincadeira que foi interpretada como insulto. Imediatamente, nos desculpamos com o senhor Bittencourt e tentamos acalmar a todos. Ele mesmo pode confirmar isso.

Acontece que, ao transcrever a defesa do site do candidato, o Lance! está, legitimamente, dando voz ao outro grupo. Porém, pode parecer que está chancelando que isso é uma verdade. O leitor do Lance! confia no jornal e pode entender que isso é verdade. E não é verdade! Quem não estava lá, pode acreditar nisso. E pode acreditar também que o Lance! não soube organizar e manter o bom andamento do evento. E isso também não é verdade. Queremos aqui defender o posicionamento imparcial do jornal e a competência de seus profissionais durante o debate.

Parece que nós, do Transforma Flu, atropelamos as regras e a equipe do Lance!,  O que aconteceu foi muito diferente disso. Quem se disse injustiçado pela organização e interrompeu o debate por duas vezes foi Peter com seu grupo. Toda equipe do Lance! que participou da organização do debate viu a mesma coisa. Inclusive, o encontro terminou com o Peter burlando a regra e atacando o Julio durante as considerações finais, o que estava vedado pelo que fora acordado previamente.

Caros eleitores, por favor, assistam ao debate e vejam a verdade. E julguem pelas imagens quem é o candidato mais preparado para assumir a Presidência do Fluminense Football Club.

3 comentários:

  1. O jornal lance editou parte dos bastidores, ficou meio tendencioso, deve ser porque o cohen(flusocio)é amigo dos reporteres de lá.

    Carlos Tricolor

    ResponderExcluir
  2. Achei muito parcial o vídeo do jornal, será que eles pegaram a autorização para expor os bastidores?

    Bruno

    ResponderExcluir
  3. Pra que os caras levaram 15 pessoas para o debate? Intimidação?

    A cena do Tenório foi tão lamentável quanto engraçada, para quem conhece o histórico de atrito dos dois.

    Ouvi dizer que as perguntas dos internautas foram somente do pessoal da Flusócio, isso procede? Se for, O Lance realmente deveria se pronunciar e dizer a quem apóia. neutro? não parece.

    Saudações Tricolores,
    Marcelo T.

    ResponderExcluir