terça-feira, 24 de maio de 2011

RESUMINDO A QUESTÃO ATUAL DO FLU

Depois de 6 dias concentrados na Granja Comary, apesar de treinarem somente na parte da manhã, pensei que o time fosse se apresentar contra o São Paulo de forma irresistível, avassaladora, envolvente, como espera-se de um Campeão Brasileiro. Mas o que vimos no jogo de São Januario foi um time apático, se deixando envolver facilmente, sem sangue, morto em campo. O que está acontecendo realmente com o Fluminense? Cadê o Campeão Brasileiro de 2010? Resolvi fazer uma análise do atual momento do FFC tanto fora de campo quanto dentro. Vamos lá:

FORA DE CAMPO

Presidente Peter : Bom sujeito. Deve ser um ótimo genro ou cunhado. Mas para ser presidente de um clube do porte do Fluminense precisa mostrar maior contundência, mais força nas decisões, demonstrar quem realmente é o mandatário. Não espera-se um perfil grosseiro ou tosco, mas ainda está muito tímido. Precisa se pontuar com firmeza nas diversas crises que ocorrem no Clube. Dá a impressão de estar mal assessorado.

VP de Futebol : O cargo ficou vago por longos dois meses, num período importante como a competição mais importante do continente, a Libertadores. Recentemente foi indicado o Sandro Lima, oriundo do Esporte Olímpico. Logicamente que isto não impede que ele faça um bom trabalho, mas o momento pedia alguém mais ligado ao futebol e com mais resultados, ou seja, um bom currículo na área de futebol. Seu único link com o futebol foi o fato de ter sido acusado de guardar milhares de ingressos em sua casa na final da Libertadores 2008, fato este não comprovado.

Gerente de Futebol/Gestor Profissional : Promessa de campanha do presidente Peter que após 6 meses a frente do Flu ainda não cumpriu. Ficamos no aguardo.

Treinador : Estamos esperando por Abel Braga. OK, mas abrimos mão com isto da Copa Libertadores. O Enderson não é ruim tecnicamente, mas já demonstrou claramente que não é ele que "dá as cartas" no grupo.

Preparador Físico : Ronaldo Torres saiu e ficamos com um interino/auxiliar na preparação física também.

Marketing : O time está completo. Tem VP, vários funcionários na área, jornalistas contratados/demitidos/recontratados de jornal do Rio, empresa terceirizada por 120 mil mensais etc. Resultados até o momento: Plano de fidelização (GT) com resultado pífio, falta de uma resposta imediata as bobagens que os Belletis, Muricys e Emersons da vida falam da instituição na imprensa, lançamento do DVD do titulo 6 meses depois (perderam o time da empolgação da torcida e por aí vai.

Caso Emerson : O "profissional" até hoje fala besteiras contra o Fluminense. Cadê e porquê a diretoria não dá um basta nas bobagens que aquele grande cérebro brasileiro é capaz de pensar e falar? Um fato interessante. Na gestão cômica do Horcades ele era a chacota. A imprensa focava na pessoa dele as zombarias. Hoje é diferente. Quem é zoado, esculhambado é a instituição Fluminense.

Caso Araújo : Quando a diretoria liberou o "atleta" dando uma folguinha de uma semana a ele, pensei: Ele tá fora. Agora soube que ele deverá ser reintegrado. Um cara de mais de 30 anos pode se dar ao luxo de abrir mão de uma semana de treinamentos?

Reforços : Marcio Rosario - Imposto por um influente empresário. Nunca deu certo em time algum. Não serviu para o Botafogo vai servir para o Flu? Elkenson - Perdemos o jogador para o Botafogo. Vale lembrar que antigamente ficamos conhecidos como "roubar" jogadores do Botafogo, agora inverteu. Apesar da carta branca do Celso para a contratação o Sandro Lima achou o jogador caro.
Ciro - ainda não assinou, uma incógnita. Apareceu bem ano retrasado e mal ano passado.

DENTRO DE CAMPO

Berna : Goleiro mediano, falha igual ou mais do que FH. Porém tem uma diferença, FH falhava em jogos sem muito expressão, Berna falha em jogos importantes. Depois da banana dupla para a razão do Clube existir - a torcida - ficou complicado para ele. Por mim, deveria ter sido multado e pego um banco de reservas à época. Está na hora de dar uma nova chance ao Cavallieri.

Laterais : Mariano precisa melhorar mas é bom jogador. Seu reserva, Marquinho, é fraco. Na esquerda o Carlinhos é meio desinteressado, mas dá para o gasto quando está na boa fase. Julio Cesar eu me reservo o direito de não opiniar. Fica melhor assim.

Zagueiros : Gum precisa de um bom zagueiro técnico e rápido ao seu lado. Leandro Euzébio não dá não. André Luiz também deixa a desejar. O Digão é bom jogador mais precisa mostrar mais. Estamos mal nesta posição.

Meio-campo : Diguinho e Conca precisam voltar a jogar. O Marquinho é razoável. O Deco tem que decidir se ainda dá para jogar no profissional ou no Showbol. Quanto ao Souza, ele é rápido. Os dirigentes devem decidir se ele fica ou vai. Se ficar tem que jogar mais tempo. Nosso meio campo está um marasmo.

Atacantes : O Fredirigente vive machucado. O Rafael Moura oscila muito também. Rodriguinho não dá nem para reserva.

Mas tem muita coisa de bom acontecendo, não podemos ser duros nas críticas. As roletas do Clube agora funcionam, está ficando tudo pintadinho nas Laranjeiras e as saboneteiras são novas. Viu?

4 comentários:

  1. O clube é uma zona dentro e fora de campo. Esquece este ano. Perder jogador para o foguinho é foda.

    ResponderExcluir
  2. Apesar do Lumpen não servir de exemplo, hoje eles multaram o xodó deles, o willian, por um desentendimento com o negueba. Tinham que ter feito o mesmo ou mais com o Bernabanana depois daquele episódio.

    ResponderExcluir
  3. O Flu pegando fogo e o blog da situação aborda o assunto de sub-15. Em que país eles estão?

    ResponderExcluir
  4. Estou precisando de um twitter, pois estou fazendo os comentários como se fosse. Vamos lá:

    1. Como apresentam um jogador - mesmo sendo o Marcio Araujo - sem a presença de nenhum dirigente?

    2. O episódio do protesto da torcida vai passar em branco. O Clube não vai se posicionar sobre algo, se foi ruim, se foi bom, sei lá, mas este silêncio é irritante, pena que é o retrato da diretoria atual.

    E cadê o Marketing do Flu???? Cadê a empresa de comunicação para assessorar?

    ResponderExcluir